O Sistema de Avaliação de Resultados é a grande “cola” organizacional. É muito comum que as estratégias e as prioridades estabelecidas para a empresa não sejam implementadas em sua totalidade gerando frustação para os envolvidos. Isso ocorre normalmente porque as pessoas, os gestores e os líderes, nas diferentes áreas da empresa não estão corretamente alinhados com estas estratégias e prioridades.
“Diga-me como me medes e lhe direi como me comportarei”. Essa é a máxima que norteia esta importante etapa, tanto da Gestão Estratégica, quanto da Gestão da Inovação.
Neste tema é feita uma revisão de todos os indicadores e metas da organização, formais e informais (é comum, por exemplo, que a empresa utiliza critérios de avaliação de desempenho dos colaboradores que não estão formalizados nos indicadores e metas), redefinindo-os de forma coerente com o que se espera de resultado de cada área, líder e equipe de trabalho. Isso faz com que se consiga maior sinergia organizacional, aumentando o desempenho e diminuindo a fricção entre a estratégia e a cultura.
Neste projeto se trabalha com indicadores de processo (controle das principais causas dos resultados esperados) e indicadores de resultado, normalmente com a metodologia de OKRS.
